Na tribuna, vereadora Geane Vieira faz duras críticas à situação do matadouro municipal e sai em defesa da Granja Moreira, elogiando sua importância para Valença-PI
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Valença do Piauí, realizada nesta quinta-feira, 10 de abril, a vereadora Geane Vieira (PT) usou a tribuna para fazer um pronunciamento contundente sobre a atual situação do Matadouro Público Municipal e para responder à recente polêmica envolvendo a Granja Moreira e a vereadora Íris Moreira (MDB).
Logo no início de sua fala, a parlamentar lamentou os recorrentes problemas sanitários que envolvem o matadouro da cidade, destacando que a denúncia feita pelas vereadoras Íris Moreira (MDB) e Lívia Nogueira (PT) resultou em uma ação denominada "notícia de fato", movida pelo Ministério Público do Estado contra a Prefeitura de Valença-PI.
"Lamentavelmente, esta não é a primeira vez que esse tipo de denúncia é feita — e, inclusive, já houve ações do Ministério Público — e nada acontece. E estamos falando de um local que, por sua natureza, deveria ser o mais higiênico possível", afirmou Geane Vieira.
Para reforçar sua crítica, a vereadora fez um resgate histórico das denúncias que envolvem o matadouro, citando como exemplo um relato de 2011, feito por uma cidadã valenciana. "Em julho de 2011, uma denúncia apontava que o prédio do matadouro estava cercado por urubus, o que representa um risco grave à saúde pública. A cidadã pedia uma vistoria rigorosa das autoridades competentes. Esse tipo de descaso se arrasta há anos", destacou.
A vereadora também relembrou que, em 2015, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Valença, realizou uma vistoria no local, identificando graves irregularidades: "Muita lama, sujeira e o abate de animais sendo feito com machadadas na cabeça. Isso é inadmissível", relatou.
Três anos após aquisição de equipamentos, vereadora questiona paradeiro
Ainda em sua fala, Geane Vieira relembrou que em 2022 a Prefeitura de Valença, por meio da Secretaria de Agricultura, adquiriu diversos equipamentos para o matadouro, com o objetivo de modernizar o processo de abate e garantir melhores condições sanitárias. Entre os itens listados estavam pistola pneumática, balança eletrônica, talha, serra elétrica, carro frigorífico e capacitações para os colaboradores.
"E agora, 14 anos depois da primeira denúncia, voltamos à estaca zero. Onde estão os equipamentos adquiridos há três anos?", questionou a parlamentar de forma incisiva.
Ela reforçou a importância da atuação fiscalizadora do Legislativo: "Nós, vereadores, temos o dever de cobrar providências. Afinal, todos corremos riscos de contaminação ao consumir carnes provenientes de um matadouro em condições insalubres. O que existe hoje é, infelizmente, um verdadeiro açougue a céu aberto".
Defesa enfática da Granja Moreira e apoio à colega Íris Moreira
Durante seu pronunciamento, a vereadora também saiu em defesa da colega de plenário, Íris Moreira, que foi alvo de críticas após uma fala da vereadora Ilana Caetano, líder do governo municipal. Ilana teria comparado a Granja Moreira ao matadouro público, em tentativa de relativizar a denúncia apresentada pelas parlamentares.
"Lamento profundamente a fala infeliz da líder do prefeito nesta Casa. Comparar a Granja Moreira com o matadouro é não apenas um desrespeito, mas uma tentativa desesperada de defender o indefensável", rebateu Geane Vieira.
Ela não poupou elogios à empresa da colega Íris Moreira e de seu esposo, Carlos José, enaltecendo o papel fundamental da Granja Moreira na economia local e na formação técnica dos jovens da cidade.
"A Granja Moreira é um verdadeiro patrimônio de Valença. É um orgulho para todos nós. Em nome de todos que fazem o Instituto Federal do Piauí (IFPI), manifesto nosso reconhecimento e gratidão. A empresa sempre foi uma parceira importante nas aulas técnicas dos nossos cursos, contribuindo com conhecimento, estrutura e compromisso. Lá, os alunos aprendem sobre produção, comercialização e gestão com padrão de primeiro mundo", enfatizou.
A vereadora finalizou sua fala com um agradecimento à Granja Moreira e a todos os empresários que investem no município: "O acolhimento e o compromisso da Granja Moreira com a educação técnica, profissional e superior são exemplares. A valorização das boas práticas deve ser permanente, sobretudo num momento em que nossa cidade tanto precisa de bons exemplos".