portalvalencanews.com.br (2)

Governo do PiauĂ­ firma acordo com Aneel para fortalecer fiscalização dos serviços da Equatorial nesta sexta (6)

O acordo busca estreitar o relacionamento institucional entre as duas agĂȘncias reguladoras, ampliando o intercâmbio de informações

Por Portal Valença News em 06/06/2025 às 12:46:06

O Governo do Estado, por meio da AgĂȘncia Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi), e a AgĂȘncia Nacional de Energia Elétrica (Aneel) formalizam, nesta sexta-feira (6), a assinatura de um convĂȘnio de cooperação técnica inédito no Piauí voltado ao fortalecimento das atividades de fiscalização dos serviços prestados pela Equatorial Piauí, distribuidora de energia elétrica que atende o estado. A solenidade serĂĄ às 17h, no Teatro G3 do Centro de Convenções de Teresina, durante a Brazil Energy Conference, com a presença do governador Rafael Fonteles.

O acordo busca estreitar o relacionamento institucional entre as duas agĂȘncias reguladoras, ampliando o intercâmbio de informações, conhecimentos e experiĂȘncias, além de potencializar a atuação conjunta no acompanhamento dos serviços prestados à população piauiense.

De acordo com os termos do convĂȘnio, a parceria permitirĂĄ que a Agrespi atue de forma colaborativa no apoio às atividades de regulação e fiscalização da Equatorial, sempre em alinhamento com as diretrizes técnicas e regulatórias estabelecidas pela Aneel.

"A assinatura deste convĂȘnio é um marco na trajetória da Agrespi. Ele reconhece que nossa agĂȘncia atingiu um nível de maturidade institucional capaz de colaborar ativamente na fiscalização do setor elétrico no estado, sempre em alinhamento com as diretrizes da Aneel e em benefício dos consumidores piauienses", explica a diretora-geral da Agrespi, Thaís Araripe.

Embora o convĂȘnio atual não envolva transferĂȘncia de recursos financeiros nem descentralização formal de atividades, ele abre caminho para, futuramente, a formalização de contratos de metas, instrumento que possibilita uma delegação mais robusta de atividades.

Para a Aneel, o convĂȘnio é uma estratégia para fortalecer a atuação local, valorizando a capilaridade das agĂȘncias estaduais, que estão mais próximas dos usuĂĄrios dos serviços públicos e das especificidades de cada região.

"Este convĂȘnio intensifica a colaboração entre as agĂȘncias e permite a transferĂȘncia de conhecimento, prĂĄticas e tecnologias fiscalizatórias. Isso é fundamental para que, no futuro, possamos avançar para novas etapas, como os contratos de metas, sempre buscando melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos do Piauí", destaca o diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa.

Para que o acordo fosse possível, a Agrespi precisou atender a uma série de requisitos técnicos, legais e institucionais estabelecidos pela resolução normativa Aneel nÂș 914, de 23 de fevereiro de 2021, que regula as condições para formalização de convĂȘnios de cooperação entre a agĂȘncia federal e as agĂȘncias estaduais.

"Esse processo de celebração não se resume a um ato formal. Trata-se de um rigoroso processo de qualificação institucional. Tivemos que comprovar nossa base legal, nossa autonomia administrativa e financeira, e, principalmente, a existĂȘncia de uma estrutura técnica compatível com os desafios do setor elétrico", explica o diretor de Energia, Comunicação e GĂĄs Canalizado da Agrespi, Dionatas Alves.

Serviço:

Assinatura de acordo de cooperação entre a Agrespi e a Aneel
Local: Teatro do Centro de Convenções de Teresina (Brazil Energy Conference)
Data: 06/06/2025
HorĂĄrio: 17h30.

Fonte: pi.gov.br

Comunicar erro
portalvalencanews.com.br
portalvalencanews.com.br (1)