banner 05 portal

Agrespi define na próxima semana se autoriza reajuste de 13,24% na tarifa da Agespisa

Rafael Fonteles participou nesta manhã junto do lançamento da pedra fundamental da nova sede da Procuradoria Geral do Estado, na zona Leste de Teresina

Por Portal Valença News em 17/01/2024 às 09:22:09

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí (Agrespi) definirá no dia 23 de janeiro, se autorizará reajuste de 13,24% na tarifa de água e esgoto do interior do estado. Em entrevista, nesta manhã, o governador Rafael Fonteles (PT) comentou que a decisão é técnica e cabe ao órgão, que atua de forma independente.

Rafael Fonteles argumentou que os recentes reajustes no valor da tarifa de energia, a nível nacional, desencadeiam uma pressão para que também sejam feitos reajustes nos serviços de água e esgoto.

"O reajuste da energia elétrica, feito por mais de 14% em um dos principais consumos, e a energia elétrica para a produção da água, gera uma pressão sobre a tarifa de água. Claro que os técnicos lá irão discutir qual é o peso de cada um dos fatores que gerou aumento dos custos para obviamente gerar um aumento da tarifa. Esse é um processo técnico que vai ser conduzido pela agência reguladora", declarou.

Segundo apurou o Cidadeverde.com, o pedido de reajuste foi solicitado pela Agespisa, em 13,24%. Após a reunião do conselho, a Agrespi emitirá relatório com o valor definitivo de reajuste a ser aplicado pela Agespisa. A Agência regula e fiscaliza atualmente, além do contrato da Agespisa, a PPP da Transcerrados e a concessão dos terminais rodoviários de Teresina, Picos e Floriano.

O governador também confirmou que vai ser lançada ainda neste primeiro semestre uma licitação para a concessão dos serviços da Agespisa, estatal responsável pela operacionalização do abastecimento de água e tratamento de esgoto no Piauí.

Rafael Fonteles participou nesta manhã junto do lançamento da pedra fundamental da nova sede da Procuradoria Geral do Estado, na zona Leste de Teresina.

Por Paula Sampaio

Fonte: cidadeverde

Comunicar erro
banner 01 portal
banner 02 portal