banner topo

Vereador Kássio Gomes propõe concessão da medalha Governador João Pereira Caldas à ex-vereadora Helena da Silva Torres

De acordo com Resolução n.º 04, e o Decreto Legislativo que institui a Medalha Governador João Pereira Caldas, a mesma deverá ser entregue à agraciada, em Sessão Solene organizada pela Câmara de Vereadores

Por Welton Ferreira (Redação) em 02/09/2021 às 20:30:56

Em Sessão Ordinária realizada na última sexta-feira (27), o vereador Kássio Gomes (SD) teve aprovado por unanimidade o requerimento 016/2021 que concede à Sr.ª Helena da Silva Tôrres a Medalha Governador João Pereira Caldas, instituída por meio do Projeto de Resolução N.º: 04 de 14 de setembro de 1989, e regulamentada por meio de Decreto Legislativo em 16 de novembro de 1989.

A Medalha Governador João Pereira Caldas, é a mais alta comenda do Poder Legislativo Municipal e tem como objetivo reconhecer e valorizar personalidades que contribuíram e contribuem com o engrandecimento do município de Valença do Piauí.

Em sua justificativa, o vereador Kássio Gomes ressaltou que a presente comenda tinha como finalidade reconhecer e valorizar as ações e enaltecer a biografia de Dona Helena da Silva Tôrres que ao longo dos seus quase 97 anos construiu uma história de vida pessoal e profissional digna de louvor. Segundo o parlamentar: "a matriarca da tradicional Família Tôrres se tornou uma referência para muitas gerações no município de Valença do Piauí. Seu protagonismo como cidadã, mulher, esposa, mãe, avó, bisavó, trisavó e empreendedora, são inquestionáveis, e de igual modo a sua trajetória como política", revelou Kássio Gomes.

De acordo com Resolução n.º 04, e o Decreto Legislativo que institui a Medalha Governador João Pereira Caldas, a mesma deverá ser entregue à agraciada, em Sessão Solene organizada pela Câmara de Vereadores ainda no dia 20 de setembro de 2021 quando se realiza o aniversário do município de Valença do Piauí.

"Tenho um enorme carinho e respeito pela Dona Helena Torres. Seja como mulher, mãe, avó, bisavó, trisavó entre outros atributos. Dona Helena mantém viva a chama do protagonismo feminino em uma época ainda marcada pelo patriarcalismo. Ela é uma inspiração para a minha e outras gerações e eu me sinto orgulhoso em propor tão importante comenda", disse Kássio Gomes.


Síntese biográfica de Dona Helena da Silva Tôrres.

HELENA DA SILVA TÔRRES nasceu em Isidória, povoado pertencente a Valença do Piauí, em 23 de maio de 1924. É filha de Manoel Tôrres Costa e de Augusta Barbosa Lima.

Casou-se com o senhor URSULINO DA SILVA TÔRRES (in memoriam) em 1941 e viveram juntos por 64 anos. Teve 14 (quatorze) filhos, os quais educou com muita dificuldade. Foram tempos difíceis, mas com a força de que dispunha, conseguiu firmar-se como uma pessoa destemida que se sobressaiu às adversidades. Ela venceu. Tem 33 netos, 34 bisnetos e 5 trinetos.

Em 1976, a política entrou em sua vida por intermédio do seu primo Bidogo e do saudoso Dr. Nemésio Veloso Martins de Castro, consagrando-se Vereadora pela primeira vez e sendo a candidata mais bem votada daquele ano eleitoral. Em 1982, conseguiu novo mandato eletivo, à custa de muito trabalho desempenhado, sendo uma Vereadora atuante e zelosa pelo bem-estar coletivo. Em 1992 deixou a política, porém o seu espírito de luta continuou o mesmo.

Sua passagem pela Câmara Municipal de Valença do Piauí lhe deu notoriedade e lhe proporcionou muitos momentos significativos e inesquecíveis, como a aquisição da luz elétrica e do mercado público de ISIDÓRIA, sua terra natal. Um sonho dela, dos seus conterrâneos, parentes e amigos que lá viviam e que muito ansiavam pelas citadas benfeitorias. Proporcionar ao seu povo e eleitores algo tão salutar lhe fez muito feliz e com a sensação de dever cumprido.

Aos 96 anos, Helena Tôrres é uma mulher que não se deixa esmorecer, não aparenta a idade que tem, continua batalhadora e procura cada dia mais manter-se de pé, porque quer viver muitos anos ainda. É orgulhosa de fazer parte dos anais dessa casa legislativa, onde teve uma atuação exemplar e cheia de grandes realizações. Para ela, a família é tudo em sua vida. Apesar de muitos morarem longe, vem sempre lhe visitar. Católica praticante, afirma que DEUS é quem lhe dá força e coragem no dia a dia, seguindo confiante nessa trajetória brilhante que é sua vida, sempre agradecendo e pedindo a ELE que lhe conserve lúcida e saudável por muitos anos ainda.


HELENA

Grandiosa e altruísta como uma rocha

Mulher de fé, forte e destemida ante os embates da vida

Decidida e corajosa nas decisões

Imponente e de traços fortes nas emoções

Determinada e segura, já circulou por entre os Poderes

Fazendo história como Vereadora em Valença do Piauí

Altiva, leal e valente, não se deixa esmorecer nas provações

Está sempre voltada às grandes obras

Sua história de vida diz mais que qualquer outra coisa

Perfazendo um caminho grandioso e esplêndido

Porque sendo mãe e mulher

São dimensões que transcendem o íntimo

Levando esse transcender à magnitude da experiência

HELENA é, pois, admirável!

Lu Tôrres.

Por Welton Ferreira (Redação)

Fonte: Ascom Vereador

Comunicar erro

Comentários