Faltou engajamento da própria base de apoio de Thanandra Sarapatinhas (Republicanos) durante a votação para derrubar o veto do prefeito Dr. Pessoa (PRD) ao Projeto de Lei (PL) que proíbe a circulação de carroças na capital. Na sessão desta terça-feira (13/08), entre os 12 parlamentares presentes, apenas oito se manifestaram pela derrubada do veto, não atingindo o quórum mínimo necessário de 15 votos.
Surpreendentemente, dos sete parlamentares que votaram ao lado da vereadora, apenas um, Ismael Silva (PP), faz parte de sua base de apoio para as eleições de 2024. Os outros seis são majoritariamente membros da base que apoia o candidato Fábio Novo, como Fernanda Gomes (Solidariedade), Deolindo Moura (PT), Elzuila Calisto (PT), Dudu Borges (PT) e Venâncio Cardoso (PT). Levino de Jesus (PRD), que faz parte da base do prefeito e candidato à reeleição, Dr. Pessoa, também votou contra o veto, contrariando seu próprio aliado.
A vereadora Thanandra esperava o apoio de nomes importantes como Aluísio Sampaio (PP), Edson Melo (PSDB) e Paulo Lopes (União Brasil), mas não obteve o respaldo necessário.
O projeto, que dispõe sobre a criação de um programa de redução gradativa dos veículos de tração animal, foi aprovado no dia 4 de junho com 22 votos favoráveis e três contrários. No entanto, o prefeito Dr. Pessoa vetou o texto em julho, alegando inconstitucionalidade.
Thanandra Sarapatinhas criticou a postura de todos os parlamentares e afirmou que a manutenção do veto favorece a ocorrência de maus tratos aos animais. "Triste, mas eu já sabia o que aconteceria. Eu escutei nos bastidores que a Prefeitura já estaria se articulando para isso. As pessoas não estão visando o bem da cidade e nem dos animais. Estão visando a eleição, porque ninguém quer colocar o seu na reta e abaixam a cabeça para a Prefeitura", desabafou a vereadora.
Fonte: 180graus