banner topo

CPI desiste de novo depoimento de Queiroga; relatório sai no dia 19

Os senadores pretendiam obter de Queiroga informa√ß√Ķes como as relacionadas ao calend√°rio de vacina√ß√£o contra covid em 2022

Por (Redação) em 12/10/2021 às 19:09:14

A Comiss√£o Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado desistiu de ouvir o ministro da Sa√ļde, Marcelo Queiroga. "N√£o vai contribuir muito. Palco para bolsonarista", disse o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), ao Estad√£o O ministro seria ouvido pela terceira vez.

Os senadores pretendiam obter de Queiroga informa√ß√Ķes como as relacionadas ao calend√°rio de vacina√ß√£o contra covid em 2022. Algo que foi respondido pelo ministro na semana passada.

O depoimento do ministro estava previsto para acontecer na próxima segunda-feira, 18. No lugar dele, a comiss√£o quer ouvir na segunda o médico Carlos Carvalho, que coordenou um estudo contra o uso do chamado "kit covid", que é defendido pelo governo federal e usa subst√Ęncias com inefic√°cia comprovada no tratamento do coronav√≠rus, como cloroquina e ivermectina. A convoca√ß√£o do médico ainda precisa ser votada pela CPI.

O estudo de Carvalho foi encomendado pelo governo e seria analisado no in√≠cio de outubro pela Comiss√£o Nacional de Incorpora√ß√£o de Tecnologias no Sistema √önico de Sa√ļde (Conitec), órg√£o do Ministério da Sa√ļde, mas foi removido de pauta.

De acordo com Omar Aziz, a próxima semana ser√° a √ļltima da CPI. A sess√£o de ter√ßa-feira, 19, ser√° reservada para a leitura do parecer do relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), e a reuni√£o de quarta-feira, 19, ser√° a vota√ß√£o do relatório do emedebista.

No √ļltimo dia 5 de outubro, Renan Calheiros disse que o relatório final da comiss√£o vai pedir "com certeza" o indiciamento do presidente Jair Bolsonaro. Pelas apura√ß√Ķes da CPI, Bolsonaro pode ser enquadrado em crimes como os de charlatanismo, infra√ß√£o a medida sanit√°ria preventiva e crime contra a humanidade por conta da atua√ß√£o na pandemia.

Fonte: Estad√£o Conte√ļdo

Comunicar erro

Coment√°rios