O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (11), um alerta de perigo potencial de onda de calor para diversos municípios piauienses.
A previsão é de que a temperatura nesses locais pode ficar até 5ºC acima da média pelo período de até três dias. Segundo dados do Inmet, a cidade de São João do Piauí, localizada no Sul do estado, registrou a maior temperatura do Brasil na última quinta-feira (10) após os termômetros marcarem 41,4°C.
Ainda conforme o órgão, Oeiras foi o segundo município mais quente do país com 41,2°C. Na quarta-feira (9), Oeiras já havia registrado a maior temperatura do ano no Piauí com 43,1°C . Naquela ocasião, a climatologista Sara Cardoso explicou que já era esperada uma condição climática acima da média, mas não tão elevada.
"Nós já tínhamos previsão de temperaturas superiores à média, esse padrão se repete nos últimos cinco anos. No entanto, 43°C é muito acima do esperado. Apesar de termos previsto 42°C para esta semana, acabamos ultrapassando em 1,1°C," detalhou a especialista.
SÃO JOÃO DO PIAUÍ - 41.4°C OEIRAS - 41.2°C SÃO JOÃO DO PIAUÍ - 40.7°C CORRENTE - 40.4°C ALVORADA DO GURGUÉIA - 40.3°C PAULISTANA - 40.2°C CAMPO MAIOR - 40.0°C CASTELO DO PIAUÍ - 39.8°C VALENÇA DO PIAUÍ - 39.6°C CANTO DO BURITI - 39.5 °C.
Além do comunicado da onda de calor, o Inmet alertou municípios piauienses para baixa umidade do ar, variando entre 30% e 20%, e para ocorrência de vendaval com ventos podendo chegar aos 60 km/h. Na faixa litorânea do estado, também há risco de ventos costeiros.
Por - Breno Moreno.
Fonte: cidadeverde