O Povoado Itaúna, no município de Aroazes-PI, vem sofrendo com as instalações elétricas (gambiarras), há muitos anos e em 2021 os moradores fizeram vários pedidos à Equatorial para a solução dos problemas e uma melhoria na situação, o que até os dias atuais não aconteceu.
O Ministério Público do Piauí (MPPI), teve uma decisão judicial, através da 2ª promotoria de Justiça de Valença do Piauí, na qual determina que a Empresa Equatorial Piauí, realize as melhorias no povoado.
Na decisão a empresa tem prazo de 60 (sessenta) dias para fazer a substituição de 08 (oito) postes de madeira e também, instalar a eletrificação de 500 metros de rede elétrica.
O não cumprimento, tem pena de multa diária de R$ 1.000,00 hum mil reais, com limite inicial de 30.000,00 trinta mil reais, se não for realizada a determinação. À 2ª Promotoria e o Ministério Público, afirmam que as condições elétricas do Povoado Itaúna, são precárias, sendo que os postes de madeira e os fios, tendem a afetar a eficiência e própria segurança dos moradores.
Consta nos autos que a situação vivida no povoado é preocupante e necessita de uma resolução.
Nota:
A Equatorial Piauí, informa que já foi devidamente citado acerca da Ação Civil Pública relacionada ao fornecimento de energia no Povoado Itaúna, município de Aroazes, e adotará as medidas cabíveis relacionadas ao caso.