Valença do Piauí, 12 de fevereiro de 2025 – Há mais de três semanas, os semáforos das movimentadas Avenida Joaquim Manoel e Rua Cícero Portela, em Valença do Piauí, estão inoperantes, gerando reclamações de moradores, motoristas e comerciantes da região. Os equipamentos, essenciais para o fluxo de veículos e pedestres no centro da cidade, apresentam falhas intermitentes ou estão totalmente apagados e em alguns locais eles não existem mais, aumentando o risco de colisões e travando o trânsito em horários de pico.
De acordo com relatos, o problema começou após uma queda de energia no início de janeiro, mas, mesmo com a volta da eletricidade, os semáforos não foram reativados. "Virou um caos. Os motoristas em muitos casos, não respeitam preferência, buzinam sem parar, e os pedestres têm que se arriscar pra atravessar", desabafa Maria Silva, moradora da região central da cidade. Na última semana, dois acidentes leves foram registrados no local, segundo a população.
A Prefeitura de Valença do Piauí, mesmo estando ciente dos problemas, nunca emitiu uma nota se manifestando sobre a situação, que infelizmente gera um perigo enorme principalmente para as crianças e idosos que trafegam pelo centro.